Previsões
Modelo final do primeiro turno (01/10/2022)
É com muito entusiasmo que apresentamos as nossas previsões finais para a eleição presidencial de 2022 com base nas pesquisas de opinião. Hoje, dia 1 de outubro, o IPEC e o Datafolha lançaram suas pesquisas finais para o primeiro turno. Atualizando as nossas previsões, Lula (PT) está previsto para ter 46.2% dos votos no primeiro turno, com uma margem de erro entre 41.6% e 50.8%. Bolsonaro (PL) apresentou um aumento nas pesquisas recentes, invertendo sua tendência de queda. Dessa forma, o atual presidente está previsto para ter 30.5% dos votos no dia da eleição. Sua margem de erro é entre 26% e 35%. Ciro Gomes (PDT) vem apresentando quedas na intenção de voto nos últimos tempos, logo, sua previsão de votos válidos para o dia da eleição está em 13.2%, com margem de erro de 9.6% a 16.9%. Simone Tebet (MDB) apresentou uma subida, e sua previsão ficou com 13.1%, com margem de erro entre 9.4% e 16.7%. Vale ressaltar que nosso modelo tende a inflacionar os resultados esperados para os candidatos do terceiro e quarto lugar. Mas esse modelo tende a estimar melhor os resultados esperados para o primeiro e segundo lugar.
Uma ressalva a ser feita para o candidato Bolsonaro (PL) é que se esperarmos uma tendência de aumento para o atual presidente até o dia da eleição, nosso modelo tende a aumentar sua porcentagem de votos substancialmente. Dessa forma, a previsão seria de que o candidato do PL apresente uma porcentagem de votos de 37%, com margem de erro entre 32.4% e 41.5%.
Novamente, com o aumento da tendência de Lula (PT), vemos sua probabilidade de vitória em primeiro turno aumentar. Com isso, o ex-presidente apresenta uma probabilidade de 5.13% de ganhar no primeiro turno, segundo as nossas previsões. Tal tendência indicaria que em aproximadamente 19 eleições com um cenário idêntico, em uma o candidato do PT ganharia em primeiro turno. Tal evento seria raro, mas não é impossível e não deve ser desconsiderado. Porém, a maior probabilidade é de que ocorra um segundo turno. Para os outros candidatos, as nossas previsões indicam que eles não apresentam chance de vitória em primeiro turno.
Em relação a probabilidade de quais candidatos vão para o segundo turno, continuamos com as mesmas previsões dos últimos tempos. Lula (PT) apresenta 100% de probabilidade de estar no segundo turno. O candidato mais provável dele enfrentar no segundo turno é Bolsonaro (PL), com uma chanca maior que 99.9%. Os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) apresentam chance inferior a 0.1% de estarem no segundo turno. Esse resultado indica que se tivéssemos 1000 eleições com o mesmo cenário atual, em apenas uma delas Lula (PT) não enfrentaria Bolsonaro (PL) no segundo turno. Dessa forma, tal evento se apresenta como extremamente raro, mas não impossível.
Modelo de 29/09/2022
Estamos chegando no dia da eleição! Com uma das últimas pesquisas lançadas no dia 29, pelo Datafolha, atualizamos as nossas previsões. Nossa previsão indica Lula (PT) com 46.2% dos votos no primeiro turno, sendo sua margem de erro entre 41.6% e 50.7%. Já o atual presidente, Bolsonaro (PL), mantém uma porcentagem de 30.4% dos votos, com margens entre 25.9% e 34.9%. Ciro Gomes (PDT) está previsto para ter 13.3% dos votos, com uma margem de erro entre 9.7% e 16..9%. E a previsão para Simone Tebet (MDB) é de 13%, sendo a margem de erro entre 9.4% e 16.7%.
Mais uma vez, a tendência de aumento de votos em Lula (PT) produz um substancial aumento em sua probabilidade de vitória no primeiro turno. Atualmente, o ex-presidente se encontra com 5.01% de chance de vitória em primeiro turno, segundo a nossa previsão. Desde que se iniciou seu aumento de votos, Lula (PT) garantiu quase 1% a mais em sua chance de vitória em primeiro turno. Dessa forma, essa probabilidade indica que se tivéssemos 20 eleições com um cenário idêntico, em uma delas o candidato do PT conseguiria garantir a vitória em primeiro turno. Essa probabilidade indica que tal acontecimento é raro, mas não impossível. Em relação aos outros candidatos, as nossas previsões indicam que eles não apresentam chance de vitória em primeiro turno.
Por fim, sobre a probabilidade de quais candidatos podem ir para o segundo turno, nossas previsões não apresentam mudanças: Lula (PT) apresenta 100% de chances de estar no segundo turno, enquanto Bolsonaro (PL) apresenta uma probabilidade maior que 99.9%. Já Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) apresentam uma chance inferior a 0.1% de estarem no segundo turno. Isso significa que em 1000 eleições idênticas a essa, em apenas uma delas aconteceria de um outro candidato, que não seja Bolsonaro (PL), estar no segundo turno contra Lula (PT).
Modelo de 26/09/2022
Nesse dia 26, a pesquisa do IPEC continuou a mostrar a tendência de subida de Lula (PT). A nossa previsão é que o ex-presidente tenha 46.1% dos votos, com margem de erro entre 41.5% a 50.7%. Bolsonaro (PL) continua com uma pequena queda dos votos válidos. Sendo assim, nosso modelo aponta que ele tenha 30.4% dos votos válidos, com margem de erro entre 25.8% a 34.9%. Ciro Gomes (PDT) também apresenta uma queda. Dessa forma, ele está previsto para ter 13.3% dos votos, com margem de erro de 9.7% até 17%. Simone Tebet (MDB) apresenta uma ligeira subida nos votos válidos, fazendo com que nossa previsão indique 13% dos votos válidos no dia da eleição, com margem de erro entre 9.4% e 16.7%.
A tendência de aumento na porcentagem de votos de Lula (PT) continua a subir sua probabilidade de vitória em primeiro turno. Nossa nova previsão indica 4.83% de chance de vitória em primeiro turno. Essa tendência de subida começou quando o ex-presidente apresentava 4.34% de chance de vitória em primeiro turno. Sendo assim, o candidato teve um ganho de aproximadamente 0.5% de chance de vitória em primeiro turno. Tal informação indica que em 20 eleições iguais essa, o candidato do PT ganharia uma delas em primeiro turno, um acontecimento raro, mas não impossível. Segundo o nosso modelo, os outros candidatos não apresentam chance de vitória em primeiro turno.
Ademais, sobre quais candidatos podem ir para o segundo turno, nosso modelo continua indicando as mesmas tendências. Lula (PT) continua apresentando 100% de chance de ir para o segundo turno, enquanto Bolsonaro (PL) apresenta uma chance maior que 99.9%. Os outros candidatos, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), apresentam uma chance inferior a 0.1% de ir para o segundo turno.
Modelo de 22/09/2022
A pesquisa do Datafolha, publicada nesse dia 22, confirmou a tendência de subida do candidato e ex-presidente Lula (PT). Na pesquisa, o ex-presidente apresentou 50% dos votos válidos, indicando possibilidade de vitória no primeiro turno. O atual presidente, Bolsonaro (PL), continuou, na pesquisa, com 35% das intenções de votos. Nossa previsão continua indicando que no dia da eleição, Lula (PT) apresentará 46.1% dos votos válidos. Essa previsão possui margem de erro entre 41.5% a 50.7%. Já Bolsonaro (PL) está previsto para ter 30.4% dos votos válidos, com margem de erro entre 25.9% a 34.9%. Ciro Gomes (PDT) continua na previsaõ de ter 13.4% dos votos, com margem de erro de 9.7% até 17%. Simone Tebet (MDB) ainda apresenta uma previsão de 13%, sendo que essa previsão conta com margem de erro entre 9.4% e 16.7%.
Com a confirmação dessa tendência de aumento de votos para o candidato do PT, as chances de vitória em primeiro turno aumentaram mais uma vez em 0.17%. Assim, Lula (PT) apresenta uma probabilidade de vitória no dia 2 de outubro de 4.68%. Com as duas últimas pesquisas do IPEC e Datafolha, as chances do ex-presidente subiram de 4.34% para 4.68%. Os outros três candidatos avaliados pelo nosso modelo não apresentam chance de vitória em primeiro turno.
Por fim, em relação a probabilidade dos candidatos de irem para o segundo turno, nada mudou. Mais uma vez, Lula (PT) continua apresentando uma probabilidade de 100% de ir para o segundo turno. Já o candidato em segundo lugar, Bolsonaro (PL), apresenta uma chance maior que 99.9%. Em contra partida, os candidatos no terceiro e quarto lugar, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). continuam com uma chance inferior a 0.1%.
Modelo de 19/09/2022
A pesquisa publicada pelo IPEC nesse dia 19 continuou com tendências das últimas pesquisas. Novamente, Lula (PT) apresentou uma subida na intenção de votos, fazendo com que nosso modelo dê uma previsão de 46% para ele. Sua margem de erro fica entre 41.4% e 50.6%. Do mesmo jeito que nas últimas pesquisas, Bolsonaro (PL) aparenta ter alcançado um teto de votos. Sendo assim, nosso modelo prevê 30.4% dos votos para ele no dia da eleição, com margem de erro ente 25.8% e 34.9%. Ciro Gomes (PDT) está previsto para ter 13.4% dos votos, com uma margem entre 9.8% e 17%, e Simone Tebet (MDB) apresenta uma previsão de 13%, com margem entre 9.4% e 16.7%.
O aumento da intenção de votos na pesquisa do IPEC aumentou as chances de Lula (PT) ganhar em primeiro turno. Houve um ganho de 0.17%, totalizando 4.51% de chance de vitória em primeiro turno. Na nossa última previsão, sua chance de vitória era de 4.34%. Os outros candidatos não apresentam chance de vitória em primeiro turno.
Já nas probabilidades de ir ao segundo turno, não houve mudanças. Lula (PT) continua com 100% de chance de ir para o segundo turno. Bolsonaro (PL) apresenta uma chance maior que 99.9%. Já Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) continuam com uma chance inferior a 0.1%.
Modelo de 15/09/2022
A pesquisa do Datafolha trouxe tendências que já estavam presentes nos últimos modelos. Uma delas foi uma pequena queda na porcentagem de Bolsonaro (PL), indicando que talvez ele tenha alcançado o teto de votos dele. Sendo assim, nosso modelo traz um total de 30% dos votos para esse candidato, com margem de erro entre 26 e 35%. Já Lula (PT), está previsto para ter um total de 46% dos votos válidos, com margem de erro entre 41 a 51%. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) tiveram uma pequena subida, tendo uma previsão de 13% para ambos. A margem de erro está em 10 a 17% e 9 a 17%, respectivamente.
Para as probabilidades de vitória em primeiro turno, somente Lula (PT) apresenta alguma chance de ganhar as eleições em turno único. Sendo assim, ele apresenta 4.34% de chance de ganhar as eleições no primeiro turno, 0.03% a menos do que a última previsão.
Para a probabiliadde de ir para o segundo turno, nada mudou. Lula (PT) continua apresentando 100% de chance de ir, enquanto Bolsonaro (PL) apresenta uma probabilidade acima de 99.9%. Os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) apresentam uma chance inferior a 0.1%, mas acima de 0%.
Modelo de 12/09/2022
A nova pesquisa do IPEC permitiu com que publicássemos a segunda versão do nosso modelo de setembro! Os resultados do modelo são um pouco diferentes da última versão uma vez que a tendência do candidato Bolsonaro (PL) ter sido invertida pelo resultado divulgado pelo IPEC. Sendo assim, uma margem maior foi encontrada entre ele e Lula (PT). Tal inversão tende a ser comum enquanto a tendência recente apresentar inversões. Nesse sentido, Lula (PT) está previsto com 46% das intenções de voto, perante 30.4% de Bolsonaro (PL). Não houveram mudanças significativas para Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
Em relação a vitória no primeiro turno, essa é a primeira vez que encontramos um aumento na probabilidade de Lula (PT) ganhar em primeiro turno. Lula (PT) aumentou sua probabilidade em 0.06%, tendo um total de 4.37% de probabilidade de vitória em primeiro turno. Tal probabilidade é baixa, significando menos que uma chance em 20 de conseguir lograr a vitória ainda no primeiro turno. Bolsonaro (PL) apresenta 0% de chance de ganhar no primeiro turno, junto com Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
Em relação a chance de ir para o segundo turno, Lula (PT) apresenta 100% de chance. Já Bolsonaro (PL) apresenta uma chance maior que 99.9%. Os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) apresentam uma probabilidade baixa de ir para o segundo turno (< 0.01%), mas não nula.
Modelo de 09/09/2022
Finalmente entramos no nosso modelo de setembro! Esse modelo é muito mais preciso do que o modelo anterior que estávamos usando. Percebemos isso com as barras de erro bem menores e previsões mais precisas. Esse modelo será atualizado com cada pesquisa e a tendência é o erro dele ficar cada vez menor até o dia da eleição.
Nesse modelo, é possível ver certas tendências que estávamos vendo nos modelos anteriores: Lula (PT) permanece em primeiro, com 46% dos votos válidos; Bolsonaro (PL) apresenta uma tendência de subida, indo para 37% dos votos válidos. Ambos os candidatos apresentam uma intersecção, demonstrando que há a possibilidade de Bolsonaro (PL) terminar em primeiro lugar. As pesquisas de opinião também demonstraram que Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) tiveram pequenos aumentos, mas sua tendência não é o suficiente para alcançar os candidatos que estão nas primeiras colocações.
Com tal modelo, as chances de vitória em primeiro turno se alteram mais uma vez. Já que o modelo é mais preciso, conseguimos prever tais probabilidades com mais certeza. Sendo assim, a chance de Lula (PT) ganhar as eleições no primeiro turno é de 4.31%. Já a de Bolsonaro (PL) ganhar em primeiro turno é menor que 0.1%, o que é improvável mas não impossível.
Para a probabilidade de ir ao segundo turno, também conseguimos dar probabilidades mais certas. Dessa forma, nosso modelo prediz 100% de chance do segundo turno ser entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) não apresentam chances reais.
Modelo de 05/09/2022
A primeira pesquisa do IPEC de setembro foi lançada. Nós ainda não entramos no nosso modelo de setembro, que é muito mais preciso, mas ele será disponibilizado assim que mais duas pesquisas em setembro forem divulgadas.
Com a pesquisa do IPEC, o dado mais chamativo foi novamente um aumento de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). O modelo prediz uma porcentagem de 13.02% e 7.91%, respectivamente para cada candidato. Além disso, observamos uma queda do atual presidente Bolsonaro (PL), em relação a pesquisas anteriores. Dessa forma, sua porcentagem prevista ficou em 36.28%. O primeiro colocado nas pesquisas de opinião, Lula (PT), também apresentou uma queda, mantendo o padrão que encontramos no último modelo, tendo sua porcentagem prevista em 50.85%. Esses resultados continuam a confirmar a tendência do último modelo, que demonstra um cenário com menor probabilidade das eleições terminarem no primeiro turno.
Sendo assim, a chance de Lula (PT) conseguir ganhar em primeiro turno é de 9.44%, aproximadamente 0.3% a menos do que no modelo do dia 01/09. No restante, o mesmo padrão se manteve: Bolsonaro (PL) apresenta chance inferior a 0.1% de ganhar em primeiro turno, que não é inexistente, enquanto os outros candidatos não apresentam chance de conseguir uma vitória em primeiro turno.
Em relação a probabilidade de ir ao segundo turno, nossas estimativas apresentaram uma pequena mudança: dessa vez, Lula (PT) apresenta 100% de chance de ir para o segundo turno, enquanto Bolsonaro (PL) apresenta 99.9%. Já Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) apresentam chance inferior a 0.1%, uma probabilidade baixa, mas não impossível.
Modelo de 01/09/2022
A primeira pesquisa de setembro revelou algumas tendências que vinham em agosto. A pesquisa demonstra uma queda do candidato Lula (PT), e uma subida dos candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). O nosso modelo ainda projeta uma porcentagem acima de 50% dos votos válidos para o candidato do PT. Todavia, nosso modelo ainda não está considerando a tendência. Quando ela for adicionada dentro do modelo, há uma possibilidade da projeção de Lula (PT) abaixar. Com o aumento nas porcentagens dos candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), a chance de Lula vencer no primeiro turno diminui consideravelmente.
Nesse sentido, Lula (PT) agora apresenta uma chance de 9.72% de ganhar no primeiro turno, quase 1% a menos do que no nosso último modelo (10.55% no dia 29/08). Bolsonaro (PL) ainda apresenta uma probabilidade baixa de ganhar em primeiro turno, sendo inferior a 0.1%, mas que não é insignificante. Isso ocorre porque nosso modelo pesa a favor de eventos improváveis. Já os outros candidatos não apresentam chance de vitória em primeiro turno.
Em relação a probabilidade de ir ao segundo turno, nossas estimativas se mantiveram iguais aos últimos modelos. Lula (PT) e Bolsonaro (PL) ainda apresentam uma probabilidade acima de 99.9% de chance de ir para o segundo turno. Já os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) apresentam baixa probabilidade de ir ao segundo turno (<0.1%). Embora tal probabilidade seja baixa, ela não é nula.
Modelo de 29/08/2022
Hoje foi lançado a pesquisa do IPEC, que foi conduzida entre os dias 26 e 28 de agosto. Dessa forma, nosso modelo foi atualizado. Lula (PT) aparece com uma porcentagem de votos válidos de 51%, enquanto Bolsonaro (PL), está com 36%. A margem de erro dos candidatos do primeiro e segundo lugar se interseccionam. Ciro Gomes (PDT) apresenta uma porcentagem de 12.70% e Simone Tebet (MDB) uma porcentagem de 7.38%. Os candidatos do terceiro e quarto lugar não possuem intersecção com o candidato Jair Bolsonaro (PL), indicando baixa probabilidade de ir para o segundo turno.
Sobre a probabilidade de vitória em primeiro turno, Lula (PT) apresentou novamente uma queda, com uma probabilidade de 10.55% de chance de vencer sem ter de ir para o segundo turno. Bolsonaro (PL), o segundo colocado nas pesquisas, apresenta uma chance inferior a 0.1% de conseguir ganhar as eleições no primeiro turno. Todavia, essa probabilidade não é insignificante. O modelo também demonstrou que outros candidatos não possuem probabilidade de ganhar em primeiro turno. Os resultados das últimas pesquisas demonstram que cada vez mais é provável que aconteça um eventual segundo turno.
Mais uma vez, nosso modelo se manteve igual sobre a perspectiva sobre o segundo turno: Lula (PT) e Bolsonaro (PL) apresentam uma chance superior a 99.9% enquanto Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MBD) apresentam <0.1% de chance de ir para o segundo turno. Embora essa probabilidade seja baixa, ela não é nula.
Modelo de 18/08/2022
Com a pesquisa lançada pelo Datafolha, foi possível atualizar o modelo. Lula (PT) continua com uma porcentagem dos votos válidos acima de 50%, embora ainda exista uma intersecção entre as margens de erros do candidato do PT e o segundo colocado, Bolsonaro (PL). O modelo prediz uma porcentagem de 12.50% para Ciro Gomes (PDT), enquanto traz uma porcentagem de 7.14% para Simone Tebet (MDB). Ambos valores, e seus erros, não apreentam intersecção com os valores previstos para Jair Bolsonaro (PL). Esse fato indica baixa probabilidade deles irem para o segundo turno.
Sobre a probabilidade de vitória em primeiro turno, Lula (PT) apresentou uma pequena queda, mas ainda possui chance de 10.9% de chance de vencer sem ter de ir para o segundo turno. Já o segundo colocado, Bolsonaro (PL), apresenta uma chance inferior a 0.1% de conseguir votos válidos acima de 50% no dia 02/10/2022. Todavia, essa probabilidade ainda não é insignificante. O modelo também demonstrou que outros candidatos não possuem probabilidade de ganhar em primeiro turno.
O modelo se manteve igual sobre a perspectiva para o segundo turno: Lula (PT) e Bolsonaro (PL) apresentam uma chance superior a 99.9% enquanto Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MBD) apresentam <0.1% de chance de ir para o segundo turno. Embora essa probabilidade seja baixa, ela não é nula.
Modelo de 15/08/2022
O modelo apresenta uma queda de Lula (PT) enquanto Bolsonaro (PL) sobe. Ainda assim, Lula tem uma porcentagem dos votos válidos acima de 50%, mas o modelo aponta intersecção entre as margens de erros dos candidatos em primeiro e segundo lugar . No nosso modelo, os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) apresentam porcentagens de 12.59% e 7.10%, respectivamente. Os valores previstos pelo modelo para os candidatos em terceiro e quarto lugar não apresentam intersecção com os valores previstos para Bolsonaro (PL), indicando baixa probabilidade deles irem para o segundo turno.
Em relação a probabilidade de vencer em primeiro turno, Lula (PT) apresenta 11.2% de chance de ter votos válidos suficientes para ser eleito presidente no dia 02/10/2022. Bolsonaro (PL) apresenta uma chance inferior a 0.1% de ganhar no primeiro turno, mas acima de 0%. Segundo nosso modelo, os outros candidatos não apresentam chance de ganhar em primeiro turno.
Em relação a ir para o segundo turno, o nosso modelo indica que Lula (PT) e Bolsonaro (PL) apresentam uma chance superior a 99.9%. Em relação a Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), a chance de irem para o segundo turno é abaixo de 0.1%, embora não seja nula.